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Alerta ! Mais uma problemática ?
Publicada em: 25/08/2023 13:17:51
Caos no turismo: Booking atrasa pagamentos a hoteleiros, em meio à crise da 123Milhas
Booking enfrenta enxurrada de críticas em redes sociais, mas problema difere daquele vivido pela 123Milhas.
A crise da 123Milhas parece ter aberto uma caixa de pandora no setor de turismo brasileiro. Desta vez, quem entra nos holofotes é a Booking.com, plataforma internacional de reservas e hospedagens.
Uma enxurrada de comentários no Instagram do Booking Brasil sugere que a plataforma não está repassando os pagamentos aos proprietários de pousadas e hotéis cadastrados.
Em algumas postagens há o apelo para que os anfitriões se organizem judicialmente contra a companhia, acusando-a de calote.
Consultada, a empresa atribuiu os atrasos a uma falha técnica decorrente da mudança do seu sistema interno de pagamentos e está trabalhando para normalizar os repasses. A reestruturação ocorreu no final do mês de julho e atingiu exclusivamente os anfitriões.
Caso Booking é o mesmo do 123Milhas?
Apesar de estarem ocorrendo concomitantemente, os casos envolvendo a Booking e a 123Milhas são diferentes.
Segundo Ricardo Freire, escritor brasileiro e referência no setor de turismo, o modelo de negócio da Booking não depende de girar o dinheiro do cliente para depois passar ao hoteleiro. “A imensa maioria dos pagamentos é processada diretamente pelos hotéis e pousadas”, diz o especialista.
Freire explica que a imensa maioria dos hotéis e pousadas não recebe nada do Booking. Ao contrário, paga a plataforma uma comissão pelas hospedagens reservadas, depois de concluída.
No entanto, uma porcentagem dos hotéis e pousadas, por opção dos hoteleiros, e todos os aluguéis de temporada, por características da modalidade, têm seus pagamentos processados pelo Booking.
Nesses casos, a empresa retém o dinheiro e repassa mensalmente ao anfitrião, deduzindo sua comissão. É esse repasse que fica prejudicado com os problemas técnicos. “Claro que isso dói no bolso dos afetados e justifica toda a indignação, mas está longe de ser um evento generalizado”, coloca Freire.
Em contrassenso aos rumores de uma possível falência, a Booking reportou resultados que superaram em larga margem aquilo que esperavam os analistas, no que está sendo considerado um verão de fantasias para a empresa.
Durante o segundo trimestre do ano, o lucro líquido da companhia foi de US$ 1,29 bilhões, comparado com US$ 857 milhões no mesmo período do ano passado. A receita subiu 27.2% no mesmo período, aos US$ 5,46 bilhões.
Governistas querem plataformas de turismo na CPI de pirâmides financeiras
A onda de reclamações envolvendo a Booking não está passando desapercebida em Brasília. Segundo a IstoÉ, deputados governistas articulam incluir plataformas como a 123Milhas, Hurb e também a Booking dentro da CPI das pirâmides financeiras.
As plataformas viraram alvo de críticas, após a 123Milhas cancelar as reservas de viagens entre setembro e dezembro deste ano.
Em seu portal, a 123Milhas diz que “sempre buscou agir com transparência e respeito com os seus clientes”, e que a suspensão ocorreu “devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas”.
Fonte original: https://www.moneytimes.com.br/caos-no-turismo-booking-atrasa-pagamentos-a-hoteleiros-em-meio-a-crise-da-123milhas/
Publicada em: 25/08/2023 13:17:51 | Mais notícias | Voltar
Fonte: www.moneytimes.com.br - Por Jorge Fofano 23/08/2023 - 16:21